Pintura: Nas aldeias, os doentes foram apresentados a Ele. Do francês James Tissot (1836-1902). Museu do Brooklin (USA). Por Jonas Taucci (*) |
A cura é levada a cabo por meio de um Grupo de Auxiliares Invisíveis que são probacionistas e tenham feito um voto a seu “Eu Superior” para servir a humanidade: primeiramente como um auxiliar visível, através de uma vida pura de serviço a seus semelhantes e abster-se do uso alimentar da carne, consumo de cigarros, drogas e bebidas alcóolicas .
Durante certo tempo, vários artigos foram publicados em veículos de comunicações, informando ser saudável uma taça de vinho diariamente, ou assemelhados.
Pesquisas mais recentes – todavia – refutam isto.
Tim Naimi, diretor do Instituto Canadense de Pesquisa em Uso de Drogas, relata que “O halo de saúde em torno de beber moderadamente se apagou”, num substancial – e impactante - artigo sobre o assunto, na revista Seleções Readers Digest (julho de 2023).
Evidente que estas atualizadas pesquisas relatam as consequências do álcool fisicamente; o aspirante rosacruz possui a consciência destes malefícios também nos corpos vital, de desejos e mente.
Os Auxiliares Invisíveis estão harmonizados com vibrações curativas e podem funcionar em seus corpos etéricos sob a direção do Mestre; trabalham em grupos de acordo com suas afinidades planetárias/astrológicas, e por regra geral, com um médico.
O paciente deve manter-se em comunicação com o Departamento de Cura de um Centro Rosacruz, devidamente credenciado pela The Rosicrucian Fellowship, enquanto a necessidade persista, de modo que seu estado possa ser avaliado pelos Auxiliares Invisíveis, e isto realiza-se da seguinte maneira:
- As assinaturas semanais devem ser feitas com caneta tinteiro: as exalações etéricas emanam da mão enquanto a pessoa está escrevendo e impregnam a assinatura quando a tinta se seca. Estas exalações são a chave de admissão para o organismo da pessoa, a qual deve ter o Auxiliar Invisível. A causa das enfermidades, origina-se na violação (intencional ou ignorante) das Leis da Natureza, e o paciente deve aprender a compreender os princípios fundamentais da saúde e ordenar sua vida com elas.
Cada célula possui sua vida separadamente, mas o Ego dirige e controla cada uma delas. Durante enfermidades – frequentemente – o Ego concentra-se mais no sofrimento que no harmonioso funcionamento das células, e esta circunstância pode prolongar até que se necessite de um agente externo para restaurar as células do corpo: este agente externo é a Panaceia Espiritual (Bálsamo de Gileade) retratada no Ritual Rosacruz de Cura, que se constitui na Força Curativa Ativada.
Todo o universo está pleno do Poder do Pai, sempre disponível para curar as enfermidades, em consonância com as Leis da Natureza.
A Divina força do Pai (o Grande Médico, como relata o Ritual Rosacruz de Cura), e os três grandes fatores de cura são:
1) O poder de nosso Pai Celestial
2) O curador, ou curadores.
3) A mente (obediente e receptiva) do paciente sobre o qual o poder do Pai possa atuar.Não se deve abandonar a medicina, pois esta constitui-se (também) em canais pelos quais o Divino Médico trabalha com a finalidade de promover a saúde do paciente.
A medicina trata do corpo denso enquanto os Auxiliares Invisíveis o fazem com o espírito interno do enfermo: um método não exclui o outro; complementa-se.
Um dos aspectos mais relevantes no êxito do trabalho de Cura Rosacruz, constitui-se nas orações – devotas e fervorosas - oferecidas por toda a comunidade Rosacruz, diariamente e no oficiamento do Ritual Rosacruz de Cura, nas respectivas datas (Lua transitando pelos signos astrológicos cardinais: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio).
As reuniões destas aspirações curativas exercem enorme influência sobre os enfermos e devido a isto, os Centros Rosacruzes possuem a grande responsabilidade nas suas realizações, e na impossibilidade de comparecimento, as pessoas podem realizá-lo em seus lares.
Aqui uma informação importante: o acima exposto não anula o importante trabalho de visitarmos enfermos, levando nossos desejos de um reestabelecimento de sua saúde, custear medicamentos, exames e consultas médicas a pessoas necessitadas: sem este requisito – básico - torna-se absolutamente impossível tornar-se um Auxiliar Invisível.
Se não nos preocupamos com os enfermos fisicamente, como podemos auxiliá-los no plano etérico?
* Palestra realizada no Centro Rosacruz de São Paulo, no domingo, 13 de agosto de 1989, sendo oficiado o Ritual Rosacruz de Cura (Lua transitando pelo signo astrológico cardinal de Capricórnio) pela irmã probacionista Therezinha Orsi Rotkis. Conferência esta, baseada na Lição Mensal de Filosofia da The Rosicrucian Fellowship, janeiro de 1989, “O método Rosacruz de cura”, e acrescida neste artigo pelas informações atualizadas sobre o consumo de álcool.
À época, em todas as reuniões - nos Centros Rosacruzes - era hábito os palestrantes e oficiantes de Rituais (ambos probacionistas) serem de sexos opostos, seguindo a máxima:
HOMEM: Corpo Denso Positivo (+) e Corpo Vital Negativo (-)
MULHER: Corpo Denso Negativo (-) e Corpo Vital Positivo (+)
Max Heindel na obra “O Corpo Vital” nos oferece uma interessante e profunda explanação sobre o assunto. (clique aqui).
A estrutura desta Oração possui uma beleza divina em suas palavras, familiar ao aspirante rosacruz; seus versos estão envoltos no trabalho dos Irmãos Maiores e dos Auxiliares Invisíveis. O Pai Celestial, Cristo e o Divino Plano Curativo permeia a engenharia poética desta etérea Oração. A frase de encerramento do Ritual Rosacruz de Cura (Pai, faça-se a tua vontade e a minha), alicerça uma sentença nesta Oração citada várias vezes: Nosso Médico Eterno, se está de acordo com tua vontade.
Diversos probacionistas consideravam - deveras - interessante a ORAÇÃO DE CURA possuir seis partes:
- Seria alusão à 6ª Casa Zodiacal e o signo Zodiacal de Virgo?
A 6ª Casa Zodiacal, relaciona-se – entre outros fatores – com a saúde e Virgo, regente natural desta Casa, nos exorta à PUREZA.
O folheto original da ORAÇÃO DE CURA impresso pelo Centro Rosacruz de São Paulo, pode ser visto clicando aqui.
Hoje; lendo mais algumas partes do livro(escritos) "Corpo Vital" de Max Heindel- me faz cada vez mais agradecer os escritos deixados por esse grande místico Cristão. Até me faz relativar o eventual mau que a IA nos trará. Como sempre: o livre arbítrio próprio q designará o destino de cada indivíduo. É um privilégio estarmos no meio destes ensinamentos; e o blog certamente contribui com esses ensinamentos.
ResponderExcluirCaro irmão Geraçãoz, sempre presente no blog. Que bom saber que o conteúdo do blog o inspirou e que estamos sendo úteis. Que as rosas floresçam em vossa cruz.
ResponderExcluir