Menu

06/01/2022

ECOS NATALINOS

AS LUNAÇÕES (LUA NOVA)PARA 2.022
POEMA
por Jonas Taucci (*)

Os Evangelhos não são meramente o relato biográfico de uma pessoa; são verdades cósmicas que revelam o caminho para o nascimento do Cristo-Interno em cada um de nós. Suas passagens, alguns personagens e situações, tipificam experiências anímicas que o aspirante rosacruz deve trilhar para seu amadurecimento espiritual.

O versículo acima – um dos poucos que retrata a infância de Jesus na Bíblia, deve ser aplicado ao aspirante rosacruz, e com o passar do tempo para toda a humanidade.

Quando o menino Jesus alcançou a idade adulta havendo desenvolvido fortaleza espiritual tal qual não igualada por nenhum outro homem, ele cedeu seus Corpos Denso e Vital para o Cristo (maior iniciado do Período Solar) iniciar sua Missão.
Analogamente, quando o aspirante rosacruz passar de sua infância (espiritual) para a fase adulta (também espiritual), seu Cristo-Interno irá manifestar-se atrevida e claramente, levando a cabo a tarefa, se não igual, semelhante à do Cristo Cósmico: amar e auxiliar seus irmãos.

O “crescer e fortalecer” mencionado na passagem acima, não se refere ao físico, mas sim ao Interno: trata-se do trabalho alquímico que devemos realizar, e sabedoria é o conhecimento aplicado aos necessitados.

Somos chispas divinas (e a Graça de Deus estava com ele), a divindade está em nosso interior; sejamos conscientes de que possuímos uma origem celestial, procedemos de Deus e a Ele retornaremos num longínquo dia, amadurecidos espiritualmente (parábola do Filho Pródigo).

O aspirante que realiza seu trabalho caladamente, em auxílio à humanidade, se dimensionará em sabedoria, então a Graça de Deus verdadeiramente estará sobre ele; a tal aspirante – através destes esforços e a instrumentalização da Graça, estará manifestando-se.

Jesus aguardou 30 anos para que Cristo fizesse uso de seus veículos; nosso Cristo-Interno aguarda nossos pensamentos, palavras e serviço aos semelhantes, para poder nascer.

Há quem diga haver escassez de informações sobre a infância de Jesus nos Evangelhos: um “véu” que encobre este período. Há um profundo significado:

Analogamente, a infância (espiritual) do aspirante rosacruz que se esforça por desenvolver seu Cristo-Interno, é um assunto estritamente privado; as experiências vivenciadas diferem de aspirante para aspirante e não devem ser reveladas. Sabe-se que a vaidade, egoísmo, orgulho e culto à personalidade, são enormes obstáculos que impedem a passagem da “infância” para a “maturidade”, cristicamente falando.
Nos encontramos ainda próximos do último Natal, excelente época para meditarmos sobre isso.

* Texto lido na quarta-feira, 06 de janeiro de 1.982, na Fraternidade Rosacruz de São Paulo, por ocasião da “Semana Max Heindel”, baseado na Lição Mensal do Estudante – dezembro de 1.977 de nossa Sede Mundial – Oceanside, intitulada “A preparação e o Cristo-Interno”.

Referida “Semana” foi durante décadas realizada nos meses de janeiro (falecimento) e julho (nascimento), com o objetivo de evocar GRATIDÃO ao fundador da Fraternidade Rosacruz, Max Heindel.

* * * * * * * * *

Abaixo, as lunações (Lua Nova) que ocorrerão em 2.022, horário de Brasília.

Consultemos - mensalmente e com atenção - nosso tema Natal, vejamos em que Casa Zodiacal ocorrem estas Lunações - há uma tendência destas Casas serem ativadas.

Observemos também se estas Lunações fazem aspectos (conjunções, sextis, quadraturas, trígonos ou oposições) com algum planeta radical, Meio Céu, Cabeça/Cauda do Dragão, Roda da Fortuna ou Ascendente; agradeçamos a Deus por estas experiências, sejam quais forem, pedindo – fervorosamente - também aos Irmãos Maiores para que as possamos assimilar.
No ano de 2.022, haverá duas lunações (Lua Nova) no mês de abril.

Nosso Tema Natal (horóscopo) e seus aspectos são bênçãos divinas, nos trazendo EXPERIÊNCIAS E CRESCIMENTO ANÍMICO: os objetivos de nossos (re) nascimentos na Terra.

* * * * * * * * *

TIRE UM TEMPO

Tire um tempo para pensar,
é a força do poder.

Tire um tempo para brincar,
é o segredo da juventude eterna.

Tire um tempo para ler,
é a fonte da juventude.

Tire um tempo para orar,
é a maior força da Terra.

Tire um tempo para amar e ser amado,
é um privilégio concedido por Deus.

Tire um tempo para ser amável,
esta é a verdadeira estrada para a felicidade.

Tire um tempo para rir,
essa é a música da alma.

Tire um tempo para doar,
o dia é muito curto para ser egoísta.

Tire um tempo para trabalhar,
esse é o preço do sucesso.

Poema de autor desconhecido publicado na Lição Mensal do Estudante - Sede Mundial – Oceanside, Maio de 1.965 – Os Sons e os Éteres Parte V – A Lira de Apolo e a Música das Esferas

3 comentários:

  1. Recebi o calendário das lunações. Muito obrigado ! Aproveito a oportunidade para perguntar se haveria a possibilidade de um curso de astrologia a distancia, pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Thereza Schilling,
    Agradecemos sua presença constante aqui no blog e sua participação.
    Não temos não um Curso de Astrologia pelo blog. Todos os colaboradores do blog se pautam no curso da Sede Mundial para seus artigos. O Curso de Astrologia Max Heindel, em português, se você não o fez, pode ser realizado através de qualquer centro autorizado da Fraternidade Rosacruz. por sua vez a Sede Mundial disponibiliza todo o Curso em inglês. Veja aqui https://rosicrucian.com/astr_crs.htm ou então acesse o blog Rosacruz e Astrologia - seção Curso de Astrologia. esse blog começamos a disponibilizar algumas cartas de Max Heindel que fazem parte do curso. Mais uma vez agradecemos e Que as rosas floresçam em vossa cruz

    ResponderExcluir
  3. Poema maravilhoso, de 1965

    ResponderExcluir