Menu

08/07/2024

Curar A Si Mesmo: Nossos Passos Preparatórios Para Curar Aos Demais

Cristo curando dez leprosos, autor desconhecido. Fonte da imagem: veja aqui


por 
David L. Duffy, M.D
. (*)

Quando olhamos em nosso entorno, não podemos deixar de ver a grande quantidade de sofrimento provocado por doenças e enfermidades. Todos os anos, bilhões de dólares são gastos em exames médicos, medicamentos e hospitalizações. Ano após ano, mais pessoas adoecem e o custo dos cuidados médicos continua a aumentar. Como a humanidade pode aliviar esse sofrimento? O que nós, como indivíduos, podemos fazer para ajudar?

Os Ensinamentos Rosacruzes nos dão uma compreensão da natureza da doença. O ser humano é um ser espiritual que possui um corpo denso, um corpo vital, um corpo de desejos e uma mente. Assim como existem leis da natureza que governam o movimento dos planetas, existem leis que governam a saúde e o bem-estar espiritual. Por ignorância, a humanidade desobedece a estas leis e provoca as condições que reconhecemos como doença mental, discórdia emocional e doença física. O ser humano melhorará o seu estado de saúde quando compreender as leis da natureza e trabalhar em harmonia com elas. Até que a humanidade seja totalmente transformada para este estado superior de consciência e autocontrole, haverá sofrimento e doenças. Para ajudar a aliviar este sofrimento, Cristo nos mostrou o caminho pregando o evangelho e curando os enfermos. Sigamos Seu exemplo.

Embora possa haver um número infinito de experiências que preparam um determinado indivíduo para se tornar um curador, concentrar-nos-emos em quatro passos preparatórios:

entendimento, purificação, dedicação e compaixão.


ENTENDIMENTO

Antes de podermos pregar o evangelho, devemos aprender a compreender as leis da natureza que dizem respeito à saúde. Através da ciência moderna sabemos muito sobre as manifestações físicas das doenças. O diagnóstico de doenças baseia-se na acumulação de experiência no reconhecimento de padrões específicos de sintomas e sinais de doença. No entanto, a medicina moderna ainda falha no reconhecimento da causa espiritual subjacente às diferentes moléstias. Através das nossas próprias observações podemos aprender muito sobre saúde e doença.

Com que frequência nos envolvemos em atividades prejudiciais à nossa saúde? Quando nossos pensamentos e humores são pessimistas, raivosos ou deprimidos, enviamos através de nossos corpos os destrutivos glóbulos brancos do sangue. Também desperdiçamos energia e podemos nos desligar do fluxo vital do éter. Quando comemos mais alimentos do que o nosso corpo necessita, desperdiçamos energia digestiva e sobrecarregamos o nosso corpo com materiais indesejados.

Quando entendemos a Lei de Causa e Efeito, percebemos que as limitações que os homens experimentam nesta vida estão enraizadas nas atividades de vidas passadas. É da natureza da evolução despertar o homem para as verdades espirituais através de um processo lento, mas contínuo. Compreender a Lei de Causa e Efeito nos ajuda a cooperar com o Pai em Sua obra de cura.

A astrologia é uma ferramenta maravilhosa no estudo dos princípios de saúde e cura. O horóscopo natal retrata as tendências de uma pessoa para a doença, fornece informações sobre as causas e mostra o caminho para a restauração da saúde.

PURIFICAÇÃO

Existe um paradoxo no processo de purificação. Quando começamos a obedecer às leis da saúde, podemos ficar doentes. Neste momento crítico é tentador abandonar o caminho da saúde. O processo de purificação é um teste à nossa verdadeira compreensão da doença e da saúde.

Quando mudamos as nossas atitudes, hábitos e dieta, o nosso corpo responde eliminando as toxinas e resíduos há muito mantidos inativos dentro de nós. Esta eliminação envolve os sintomas da doença, mas representa o desconforto da limpeza. A purificação da mente, do corpo e do espírito é uma aceitação voluntária da dor resultante de nossas violações anteriores das leis da natureza. Em vez de amaldiçoar os sintomas e procurar suprimi-los, deveríamos aceitá-los alegremente como uma dívida que desejamos saldar.

Cada corpo tem seu padrão individual de cura de acordo com a vitalidade, o grau de toxicidade e a força de vontade da pessoa. Algumas dívidas são totalmente pagáveis ​​na vida presente e outras não. Nenhum esforço é desperdiçado. Cada passo em direção à purificação é apreciado pelos Irmãos Maiores.

A purificação nos envolve em nossa própria experiência de cura de nós mesmos. Quando vivenciarmos a doença como um processo espiritual em direção a uma saúde melhor, seremos mais capazes de ajudar os outros com amor e convicção.

A purificação não termina com a melhoria do corpo físico. É uma luta de longo alcance para limpar os nossos pensamentos e desejos, para que um dia possamos colmatar o abismo entre as nossas mentes e os nossos corações. Nosso exercício noturno de retrospecção é útil ferramenta nesta luta. Recebemos experiências diárias para testar a pureza do nosso ser.

DEDICAÇÃO

Embora possamos ser saudáveis, fortes e conhecedores dos princípios da saúde e da cura, não podemos nos tornar curadores a menos que desejemos sinceramente fazê-lo. Quando nos envolvemos em ajudar os outros, descobrimos mais profundamente o propósito da vida. Nosso objetivo não é a nossa própria longevidade ou a longevidade de outrem. Podemos descobrir que ajudar os outros prejudica a nossa própria saúde. Nosso objetivo não é ajudar os outros a ganhar saúde, tornando-os obedientes aos nossos comandos. O ser humano deve poder aprender por tentativa e erro e o livre arbítrio deve ser respeitado. Podemos descobrir que as pessoas que desejamos ajudar ignoram as nossas sugestões ou até mesmo rejeitam a nossa ajuda. Ao sermos colocados em situações em que somos chamados a irradiar o nosso amor e a partilhar a nossa força vital com os doentes e aflitos, dedicamo-nos a uma elevação espiritual da humanidade que não é medida pelo sucesso material. Nossa dedicação é compartilhar a obra de Cristo no mundo para o bem de nossos semelhantes.

COMPAIXÃO

Quando compreendermos mais sobre a natureza espiritual da saúde, quando começarmos a incorporar esses princípios em nossas vidas e quando nos envolvermos no ensino desses princípios a outras pessoas, poderemos descobrir em nós mesmos alguns sentimentos negativos e desconfortáveis ​​em relação à essas mesmas pessoas que procuramos ostensivamente ajudar. Podemos tornar-nos críticos de suas fraquezas; da forma como cegamente ficam doentes, ou ainda da sua falta de resposta à nossa ajuda e sugestões. Podemos nos tornar críticos que policiam e punem os infratores.

Quando a crítica e a raiva surgirem em nossos corações, reconheçamos a fonte desses sentimentos. A astrologia nos diz que quando os outros despertam em nós sentimentos negativos, muitas vezes são um reflexo de nossas próprias inseguranças e fracassos do passado.

Quando começamos a superar nossas próprias fraquezas, podemos nos tornar impacientes com todos aqueles que ainda não superaram as mesmas falhas que reconhecemos em nós mesmos

Sejamos tolerantes com as fraquezas dos nossos semelhantes. Evitemos as críticas destrutivas que surgem dos nossos próprios sentimentos negativos.

Quando pudermos dedicar-nos sinceramente ao serviço aos outros de forma amorosa, de maneira positiva, sentindo a alegria de dar sem esperar nada em troca, sempre pacientes e tolerantes enquanto eles lutam por uma vida melhor, então conheceremos o significado da compaixão.

Tornar-se um curador é um processo semelhante à Iniciação. É um privilégio que conquistamos. É a realização de uma capacidade que desenvolvemos dentro de nós mesmos. Um despertar que dá alegria aos Irmãos Maiores. 

É uma bênção participarmos da obra de Cristo.

Traduzido da revista Rays from the Rose Cross, dezembro de 1979 por Rosacruz e Devoção

5 comentários:

  1. Jorge Rey10.7.24

    Muy buen artículo.

    Conocí personalmente al Dr. David Duffy en 1984 en Oceanside.

    Todo cuanto dice ahí, lo vive él.

    En esa época tenía el consultorio en un centro médico al frente de la fraternidad cruzando la Missión Avenue.

    Luego de 35 años de práctica médica se retiró del ejercicio de la medicina y se fue a vivir a New York.
    Durante su práctica médica, trataba siempre de inculcar en sus pacientes, las buenas prácticas de salud y en muchos casos obtuvo muy buenos resultados, especialmente cuando los pacientes cooperaban. Posteriormente escribió libros de medicina de auto confianza y también libros para niños

    ResponderExcluir
  2. Pode-se resumir; como escrito num de nossos folhetos: "Como os Rosacruzes curam os enfermos"; "toda doença começa no corpo vital!". Particularmente acho q o horóscopo de nascimento do nativo tbm pode mostrar indicativos. E as 'atuais' doenças psico-somáticas, estresses/ ansiedade.

    ResponderExcluir
  3. Os doze dias de Corinne Heline tbm ajuda. Pois cada dia de cada ano os astros se situam diferentemente. Porem relativamente Sol/ Terra existe uma certa repetição astronômica. Novamente, tomando como base nosso horóscopo natal e o trânsito dos planetas sob essas 12 constelações nos sintonizam com o Cosmos. Com ajuda do Cristo poderemos nos compadecer e nos harmonizar individualmente e tbm como uma grande família.

    ResponderExcluir
  4. Querido Irmão Jorge Ray, muito grata por enriquecer esse espaço com seu comentário. Ê reconfortante ter notícias de forma pessoal de nossos irmãos que vivenciaram a história da fraternidade conhecendo colaboradores pessoalmente, a fim de que não fiquemos apenas nas citações verbais. Isso confirma o trabalho de cada um pelo ideal. Muito grata novamente e Que as rosas floresçam em vossa cruz.

    ResponderExcluir
  5. Maria Franzini10.7.24

    Prezado irmão GeraçãoZ, sempre presente aqui no blog agradecemos seu comentário. Realmente a Astrologia, como nos diz o texto é uma excelente ferramenta que nos auxilia tanto na cura de nós mesmos como de outros que queiramos ajudar. que as rosas floresçam em vossa cruz

    ResponderExcluir